O termo lavagem a seco pode parecer estranho. Afinal, quando falamos em limpeza logo vem à mente a combinação entre água e sabão. Mas a verdade é que a técnica faz bastante sucesso. E o serviço de lavagem a seco serve tanto para lavar roupas quanto estofados. Apesar disso, nem todo mundo sabe como funciona o processo e, principalmente, em quais casos a lavagem a seco é indicada para uma limpeza eficiente.
A lavagem a seco é uma técnica bastante moderna na qual, através da utilização de solventes químicos no lugar de água, é possível remover a sujeira sem danificar as fibras do tecido e, consequentemente, afetar as características originais do material.
Ou seja, não se trata de um processo totalmente “seco”, mas que certamente utiliza menor quantidade de água para promover a limpeza da peça de forma eficiente e segura. Em relação ao processo, o serviço de lavagem a seco é dividido em fases diferentes.
Veja que não se trata, simplesmente, de comprar qualquer produto de limpeza e ir aplicando a substância na peça. Primeiramente é importante identificar o tecido, fazer uma limpeza prévia e, então, utilizando o produto e os acessórios adequados, aplicar o limpador.
A lavagem a seco pode ser aplicada em diferentes situações: limpeza de roupas, carros e estofados, por exemplo. A lavagem a seco de sofá, inclusive, faz bastante sucesso porque é uma forma prática, segura e eficiente de preservar o móvel e deixá-lo sempre limpo.
De modo geral, o serviço de lavagem a seco pode ser recomendado para limpar estofados, incluindo sofás, cadeiras, colchões, almofadas e poltronas. Isso porque se trata de uma técnica bastante eficiente e vantajosa para quem utiliza.
A lavagem a seco é uma técnica que utiliza a menor quantidade de água possível. Dessa forma, uma de suas vantagens é a secagem rápida, possibilitando que a peça lavada possa voltar a ser utilizada o quanto antes, quase sempre no mesmo dia.
Ácaros e bactérias podem se proliferar em superfícies estofadas, causando problemas de saúde como alergias respiratórias e na pele. Com a limpeza do estofado, no entanto, é possível remover a poeira e também os ácaros e bactérias nocivos à saúde.
O mau cheiro no estofado pode ser resultado dos resíduos de sujeira, comida, líquidos, suor e até mesmo urina de cachorro. Para removê-los sem danificar o tecido que recobre a peça, a lavagem a seco pode ser a melhor técnica de limpeza.
Na lavagem a seco são utilizados equipamentos modernos, produtos biodegradáveis e pouca quantidade de água. Ou seja, além de ser uma técnica que promove uma secagem mais rápida das peças, também acaba sendo uma opção mais sustentável.
A Zellus Services utiliza as técnicas adequadas para cada tipo de estofado. Se você tem interesse no serviço de lavagem a seco, não perca tempo e solicite um orçamento.
Gostaria de receber uma ligação gratuita?