O que NÃO fazer na limpeza do seu estofado

Sabemos que os estofados são de extrema relevância na construção de uma mobília, seja ela residencial ou corporativa. Além de dar um aspecto charmoso aos objetos, os estofados garantem conforto e durabilidade no uso. Em contrapartida, muitas dúvidas acerca desse tipo de material rondam o senso comum.

Entendendo a necessidade de repensar o uso dos mobiliários com tecidos, separamos neste artigo algumas dicas sobre o que não fazer na limpeza do seu estofado. Dessa forma, além de deixar sua mobília devidamente higienizada e limpa, ela terá maior tempo de vida útil e qualidade do material preservado.

O que evitar na hora da limpeza de estofado?

Buchas e esponjas

No Brasil, é muito comum usarmos buchas e esponjas para higienizar banheiros, louças, azulejos, etc. No entanto, com o estofado deve ser diferente. As cerdas desses materiais são mais rígidas e ásperas, o que pode acabar desfiando e desgastando as tramas do estofado. Isso pode fazer com que ele desbote, perca a cor original ou fique marcado.

Para realizar a limpeza de estofados com um acessório mais adequado, opte por panos de fibra ou algodão. Os panos são mais macios e não possuem cerdas (aqueles "pelos" presentes nas escovas e vassouras), resultando em um processo mais delicado, porém menos nocivo ao material da superfície.

Acúmulo de umidade

Umidade é um grande vilão para os estofados. Muitos usuários de estofados, inclusive, sequer molham o material. A verdade é que um pano de algodão umedecido ou quantidades menores de água são até mesmo recomendados para essa limpeza. O que de fato prejudica o estofado é o acúmulo de umidade.

A água e suas partículas penetram facilmente nos poros do estofado, podendo empossar nas arestas, causando mofo, mau odor e acelerando o processo de desgaste deste móvel. Por isso, o ideal é usar apenas os panos, certificando-se de que a água está sendo devidamente seca após o uso e de que o pano não está encharcado durante o processo.

Usar produtos inapropriados

Soluções caseiras podem ser fortes aliadas na limpeza do seu estofado, mas se feitas e aplicadas da forma correta. Isso se deve ao fato de que alguns produtos químicos apresentam composições extremamente nocivas não apenas à trama do estofado, mas à cor e ao material da superfície.

Por isso, não recomendamos o uso de produtos sem a prévia testagem ou recomendação de fontes confiáveis. Uma economia feita no primeiro momento pode significar uma série de maiores gastos a longo prazo. Afinal de contas, estofados servem de assento para visitas e pessoas especiais, e queremos que eles estejam limpos e higienizados o quanto antes.

 

O que não fazer na limpeza do seu estofado

Não buscar ajuda de serviços especializados

Outra dica do que não fazer na limpeza do seu estofado é agir por conta própria em momentos de necessidade especializada. Por mais que a gente pense em resolver o problema no mesmo momento em que o descobrimos, sabemos que nem tudo é melhor assim. Esperar um pouco mais para uma limpeza profissional pode significar bons e mais eficientes resultados.

Portanto, o cenário ideal é sempre contar com a ajuda de uma organização especializada em limpeza de estofados. Uma equipe profissional não apenas fará a devida higienização e limpeza dos estofados, mas aplicará os produtos necessários para manter essa qualidade. Sem contar que não expõe a mobília a qualquer risco de perda ou danos, como as soluções caseiras.

Precisa da limpeza do seu estofado? Conte com a Zellus Services

Se você deseja realizar a limpeza ou higienização do seu estofado, a Zellus Services é a melhor e mais acessível opção. Com uma equipe profissional e equipamentos próprios para a demanda, a Zellus Services oferece o melhor serviço do mercado, dentro do qual ela está há mais de 16 anos. Entre em contato e faça um orçamento.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Ligar