Como é Feita a Lavagem Profissional de Tapete?

Os tapetes são itens de decoração que revestem os pisos e deixam o ambiente mais aconchegante. Mas, inevitavelmente acumulam muito pó e sujeira. Por esse motivo, recorrer ao serviço de lavagem profissional de tapete é imprescindível. E você sabe, na prática, como funciona esse processo? Afinal, não se trata apenas de uma limpeza comum como a feita no dia a dia, mas sim de uma lavagem mais profunda e eficiente das peças.

Por que fazer lavagem de tapete?

Seja para decorar, proteger os pisos ou mesmo servir para que as pessoas limpem os pés antes de entrarem em um determinado ambiente, os tapetes estão presentes na maioria das casas. E mesmo em estabelecimentos comerciais é possível encontrar as peças.

Como ficam no chão, a limpeza de tapetes é imprescindível. Isso porque poeira, resíduos de sujeira e até restos de alimentos que caem em cima do tapete acabam causando manchas, provocando mau cheiro e até a proliferação de agentes nocivos à saúde.

Basicamente, a lavagem de tapetes, seja feita de forma caseira ou a partir da contratação de uma empresa especializada, tem dois grandes objetivos: preservar e conservar a peça e evitar a proliferação de fungos, ácaros e bactérias que causam riscos à saúde.

E se você ainda não se convenceu sobre os benefícios da limpeza periódica de tapetes e carpetes, confira agora 4 motivos incontestáveis para realizar essa tarefa.

Remoção de manchas

Os tapetes são fabricados a partir de tecidos dos mais variados tipos. Em comum, a maioria deles têm o fato de serem suscetíveis às manchas que, inevitavelmente, são causadas pela poeira, a sujeira dos sapatos e também resíduos de comidas e bebidas que caem no chão.

Sendo assim, a remoção das manchas do tapete é um dos principais motivadores para a realização de uma boa lavagem da peça, preferencialmente de forma profissional.

Eliminação do mau cheiro

Sala de uma casa arruma e limpa

Assim como os tapetes podem ficar manchados ao longo do tempo, o acúmulo de sujeira também pode deixar as peças com mau cheiro, o que certamente é muito desagradável uma vez que os tapetes geralmente ficam em ambientes estratégicos da construção.

E para eliminar o mau cheiro de uma vez por todas, é importante fazer não apenas uma boa e profunda lavagem da peça, mas também respeitar o tempo de secagem adequado.

Preservação da peça

Não importa se é um tapete, um móvel, um objeto de decoração. Se queremos preservar nossos pertences, é imprescindível adotar alguns cuidados que sejam suficientes para evitar danos e avarias às peças. Um deles, sem sombra de dúvidas, é a lavagem.

Como dissemos, a limpeza remove manchas e odores. Além disso, quando feita profissionalmente, respeitando as características do tapete, é capaz de preservar a peça.

Extermínio dos agentes nocivos

Poeira, resíduos de sujeira e alimentos não provocam apenas manchas e mau cheiro. O acúmulo de sujeira também propicia a proliferação de ácaros, fungos e bactérias que, em contato com a pele e as vias respiratórias, podem desencadear problemas de saúde.

Por esse motivo, investir na lavagem profissional de tapete é recomendado para promover uma limpeza e higienização mais profundas e eficientes da peça.

Lavagem profissional de tapete: confira o passo a passo

Sofá e um tapete branco com uma quadro na parede da sala

Hoje em dia, é possível encontrar uma grande variedade de tapetes no mercado, como é o caso do tapete felpudo ou peludo, do tapete sisal ou rústico, do tapete shaggy, dos tapetes de fibra sintética, dos tapetes de fibra natural e dos tapetes de crochê.

Por esse motivo, a lavagem profissional de tapete pode variar. Mas, podemos dizer que o processo é dividido em seis etapas: identificação do tipo de tapete, aspiração, higienização (aplicação de xampu próprio), esfregação, extração da água suja e secagem do tapete.

Etapa 1 - Identificação do tipo de tapete

A primeira etapa da lavagem profissional consiste em identificar o tipo de tapete. Como dissemos, os tapetes podem ser felpudos ou peludos, de sisal ou rústicos, shaggy, de fibra sintética ou fibra natural, de crochê, entre outros tipos.

Etapa 2 - Aspiração do tapete

Antes da lavagem propriamente dita, quando se fala em tapetes é necessário, primeiramente, promover a aspiração da peça com um equipamento específico (aspirador). O objetivo principal é remover o excesso de poeira, resíduos de alimentos, pelos, escamas de pele e outros resíduos maiores que ficam na superfície do tapete.

Etapa 3 - Higienização do tapete

Na terceira etapa começa a lavagem. Para que isso seja possível, é necessário utilizar um tipo de xampu específico para tapetes, considerando o tipo de tecido da peça. Em geral, é necessário deixar o produto agindo por algum tempo antes das próximas etapas.

Etapa 4 - Esfregação do tapete

Para garantir que o produto aplicado na etapa anterior aja adequadamente e penetre nas fibras do tapete, é importante fazer a esfregação da superfície. Nesta etapa é possível utilizar uma escova de cerdas macias para não danificar, por exemplo, a maciez do tapete.

Etapa 5 - Extração da água suja

Na quinta etapa, após aplicar o xampu de limpeza, deixá-lo agir por algum tempo e esfregar a superfície do tapete para garantir a penetração do produto, é necessário extrair a água suja. Aqui é utilizada uma máquina extratora à vácuo para fazer a sucção do líquido.

Etapa 6 - Secagem do tapete

Por último, após a lavagem do tapete é essencial deixá-lo secar para evitar aquele cheirinho desagradável de “cachorro molhado” que é muito comum em peças que foram molhadas e não secaram corretamente. Em alguns casos, a lavagem utiliza muito pouca água, o que certamente facilita e agiliza o processo de secagem.

Em resumo, a lavagem profissional de tapetes deve fazer parte da rotina de cuidados com a casa, sendo ideal buscar uma empresa confiável para executar o serviço.

Faça lavagem profissional de tapetes e estofados com a Zellus Services

A Zellus Services presta um serviço de alta qualidade em lavagem de tapetes e estofados. Somos referência no assunto e garantimos a limpeza e a preservação das suas peças. Para mais informações, entre em contato e solicite um orçamento.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Ligar